O interesse de Ana Flávia Teixeira da Silva pela área de laticínios começou quando ela era criança e via a avó fazendo muitos queijos e requeijão, no sertão de Alagoas. Mas foi depois de adulta que ela aprendeu a técnica, a partir de um curso do Senar. Hoje ela se orgulha de dizer que desenvolveu um produto diferenciado, que faz sucesso em eventos de gastronomia, com a marca Oxente Muié Arretada.

“Nós conseguimos inovar nos sabores, diferentes em relação ao que a gente já estava acostumado. Além dos queijos, temos doces, licores, iogurtes, tudo feito à mão, artesanalmente e com ingredientes fresquinhos”, afirma. Ela conta que aprendeu técnicas novas nos cursos ofertados pelo Senar, que ajudou a corrigir erros no processo de produção, além de aprimorar a qualidade dos produtos. “São cursos que eu recomendo, principalmente para quem não tem emprego formal ou deseja obter outra fonte de renda. O Senar tem cursos excelentes para montar um negócio”, completa.

A gerente técnica do Senar Alagoas, Graziela Freitas, comemora os bons resultados da ex-aluna e faz questão de destacar a mudança positiva na vida das pessoas que buscam os cursos da instituição. “Somos referência em aprendizagem rural e temos hoje um portfólio em praticamente todas as áreas do segmento agropecuário, tudo disponível de forma gratuita e acessível”, informa a gerente.

Festival Gastronômico

Ana Flávia e sua marca serão um dos destaques do Festival Gastronômico de Delmiro Gouveia, que começa hoje (21) e segue até amanhã (22), na área externa da Agência Sebrae, que fica no Shopping da Vila, no centro da cidade. 

“Ao participar de feiras e festivais gastronômicos, temos uma ótima oportunidade para divulgar nossos produtos e também alcançar outros públicos e paladares. Também abre as possibilidades de conhecer novos parceiros”, argumenta a empresária.

O empreendedorismo, segundo ela, tem sido muito importante para o desenvolvimento econômico e social da região, o que também contribui para uma melhoria da qualidade de vida. Os cursos do Senar, principalmente no setor da Agroindústria, têm feito a diferença na vida das comunidades e das pessoas.

“Temos uma variedade enorme de oportunidades nessa área, como os cursos de Fabricação de Pães Caseiros, Industrialização de Doces, Processamento de Hortaliças, Plantas Medicinais, Polpas de Frutas, Mandioca e o de Laticínios que aprimorou o talento da Ana Flávia”, informa a gerente Graziela Freitas.

Há 24 anos no Senar Alagoas, a instrutora Any Mary de Araújo foi a professora da empresária no curso de Laticínios e conta que já ministrou cursos em praticamente todo o estado. “Fico muito feliz em ver o sucesso dos nossos alunos que, como a Ana Flávia, têm a oportunidade de aprender novas técnicas, tirar dúvidas, pesquisar novas opções, ideias e aperfeiçoamento em cada área”, diz.

Segundo ela, é também importante frisar que os cursos do Senar também concedem o certificado, ao final de cada jornada, com validade em todo território nacional. “A Ana Flávia se saiu bem em torno dos cursos que fez, na verdade, mas especialmente em Laticínios. Ela já tinha o know-how de alimentos e se especializou mais ainda com o curso do Senar”, completa.

Graziela Freitas aproveita também para lembrar a todos que os interessados em saber mais informações a respeito dos cursos do Senar podem acessar o portal: https://www.sistemafaeal.org.br/senar/. “Na aba “cursos”, eles podem podem conhecer os cursos de Formação Profissional Rural, do Programa de Promoção Social, o E-Tec e também os nossos programas especiais”, conclui a gerente.

Recommended Posts