A superintendente-adjunta, Luana Torres, e o gerente de Assistência Técnica e Gerencial, Sidney Rocha, do Senar- Alagoas, participaram na manhã desta sexta-feira (4), de uma reunião com o presidente da Adeal, Marco Albuquerque, e o assessor de Defesa Agropecuária, Caio Vieira. Na pauta, além da apresentação do andamento das ações do Programa Nacional de Vigilância para a Febre Aftosa (PNEFA) no estado, foi discutida a realização de uma campanha de atualização cadastral de produtores e rebanhos em Alagoas.
“O Senar Alagoas sempre estará presente em todas as discussões que envolvam a defesa agropecuária, sempre destacando a importância do Fundo de Apoio à Pecuária do Estado de Alagoas (Fundap), essencial para manutenção dos trabalhos junto aos produtores rurais”, afirma Luana Torres. Ela faz questão de ressaltar que ações de fiscalização nunca foram tão necessárias, já que o status permanente de zona livre da febre aftosa sem vacinação, que atualmente tem reconhecimento provisório, depende desse controle.
“Como o presidente do Sistema Faeal/Senar, Álvaro Almeida, sempre lembra, Alagoas precisa cumprir as exigências feitas do Ministério da Agricultura e Pecuária (Mapa) que, em breve, volta a realizar auditorias no estado. Um desses compromissos é fortalecer os órgãos de defesa como a Adeal”, completa Luana.
A campanha de atualização cadastral de produtores e rebanhos, que também foi tema da reunião, também faz parte das recomendações do Mapa para os estados que buscam concretizar de forma permanente a não realização de campanhas de vacinação do rebanho.
Também participaram da reunião, a secretária executiva de Políticas Agropecuárias e Agronegócios da Seagri, Aline Melo e a auditora fiscal federal agropecuária/médica veterinária do Mapa, Sônia Lages, dentre outros técnicos.