A analista de Arrecadação, Carla Christine Lima, representou o Senar Alagoas no Encontro Nacional da Arrecadação, que aconteceu em Brasília, na última semana. A programação contou com treinamento, apresentação de casos e palestra sobre expectativas do setor econômico no agronegócio em 2024, ministrada por Renato Conchon.

“Foi uma experiência muito positiva participar desse encontro, já que além de capacitação, tivemos acesso a novos materiais da área como os vídeos institucionais, folders, cartilhas atualizadas, e também a excelente oportunidade para a troca de experiências entre os colegas que atuam em outras regionais”, afirma a analista.

No primeiro dia, o auditor da Receita Federal, Eduardo Tanaka, falou sobre “eSocial e EFD-Reinf: como informar e recolher a contribuição devida pelo produtor rural”, com um treinamento prático para os analistas. “Essa atualização foi muito importante, porque com isso a gente vai poder orientar com mais precisão e conhecimento de legislação a todo o público rural”, explica Carla Christine.

O segundo e último dia foi dedicado a apresentações de casos pelos regionais, que podem ser replicados nos demais estados, a partir de uma adaptação a cada realidade. Houve ainda espaço para networking e troca de experiências. O evento foi finalizado pelo economista e coordenador da CNA, Renato Conchon. “Foi uma abordagem muito interessante e a partir dessa análise que ele fez sobre o país, podemos pensar nessas expectativas no cenário alagoano”, conclui a analista. 

 

Recommended Posts