O Ministério Público do Estado de Alagoas (MPAL) concedeu, nesta quinta-feira (3), o Selo Amigo da Socioeducação ao Senar Alagoas e mais 12 instituições e personalidades, que tiveram trabalho de destaque na promoção de atividades ressocializadoras voltadas para adolescentes em conflito com a lei. O presidente da Faeal, Álvaro Almeida, foi representado na solenidade pela gerente técnica da instituição, Graziela Freitas.
“Receber o prêmio Amigo da Ressocialização foi uma grande satisfação e um reconhecimento que valoriza o empenho em contribuir para a reintegração de pessoas à sociedade. É com muita honra que represento o Sistema Faeal/Senar nesse momento, que representa o compromisso com essa causa nobre de oferecer novas oportunidades e caminhos para aqueles que desejam reconstruir suas vidas. É um incentivo para continuar trabalhando em prol da ressocialização e reforça a importância de projetos e ações que promovam a inclusão social e o respeito à dignidade humana”, afirma Graziela Freitas.
O selo é uma forma do MPAL reconhecer os parceiros que executam boas práticas, por meio da doação de bens ou oferta de serviços, contribuindo para a consolidação do exercício da cidadania para jovens que estão nas unidades de internação masculinas e femininas em Alagoas.
A Corregedoria Nacional do Ministério Público prestigiou o evento e reconheceu como importante esse projeto desenvolvido pela 12ª Promotoria de Justiça da capital. Na lista de órgãos e empresas homenageadas, o troféu que faz alusão ao selo foi entregue ao Senar Alagoas, à Procuradoria-Geral do Estado, ao Sesi, à ao Senac), à Secretaria de Prevenção à Violência, ao Centro de Defesa dos Direitos Humanos Zumbi dos Palmares e ao Ministério Público do Trabalho em Alagoas.
Já como pessoas físicas, foram agraciados o professor Paulo César de Oliveira Madeiro, a promotora de Justiça Dalva Vanderlei, o superintendente de Medidas Socioeducativas, Otávio Henrique Palmeira Rêgo, à Edna Silva Lima, ao professor doutor Anderson de Alencar Menezes, à artesã Rosineide Teixeira de Carvalho.
O procurador-geral de Justiça, Lean Araújo, falou da alegria de receber todos os homenageados na sede do MPAL e agradeceu o envolvimento de cada um e cada uma: “Ajudar na promoção das garantias e direitos fundamentais dos nossos adolescentes em cumprimento de medidas socioeducativas só mostra o quanto esses parceiros têm plena consciência da corresponsabilidade que possuem na proteção da infância e da juventude”, afirmou ele.
Ele ainda destacou que a homenagem prestada é fundamental nessa união de forças. “Justamente por isso a instituição está materializando esse reconhecimento por meio da outorga do selo. Que, seguindo essa forma coletiva de atuação, possamos transformar a realidade daqueles jovens”, completa.