Alunos dos cursos de Eletricista Rural e Mecânico de Máquinas e Implementos Agrícolas recebem certificados de conclusão

Jovens aprendizes da Usina Caeté, em São Miguel dos Campos, exibem certificados recebidos na última terça-feira (22)

Maceió, 24 de fevereiro de 2022 – O Programa de Aprendizagem Profissional Rural do Senar Alagoas concluiu, esta semana, a formação de novos talentos para o mercado de trabalho. Os alunos dos cursos de Eletricista Rural e Mecânico de Máquinas e Implementos Agrícolas, realizados nas usinas Caeté e Marituba, do Grupo Carlos Lyra, receberam seus certificados de conclusão na última terça (22) e quarta-feira (23).

Voltado para a profissionalização de jovens do campo, com idade entre 18 e 24 anos e que estejam cursando ou tenham concluído o Ensino Fundamental, o programa formou quase 100 novos profissionais das turmas dessas duas usinas. Uma delas é a Sarah Brasil, que se formou no curso de Mecânica da Caeté, em São Miguel dos Campos.

“Tenho certeza que tudo que aprendi aqui com os instrutores eu vou levar para a minha vida, para o mercado de trabalho. Além do que foi ensinado nas aulas, eles [os instrutores] também sempre nos motivaram, reforçando a importância de estar sempre buscando capacitação profissional, manter-se atualizado e trabalhar no que a gente gosta”, afirma.

Sarah Brasil, que se formou no curso de Mecânica da Caeté, destaca o empenho dos instrutores em passar o conteúdo durante os cursos

Fernanda Oréstia dos Santos também é uma das jovens que concluiu o curso na Usina Caeté – ela obteve o certificado do Senar em Eletricista Rural. “Além do aprendizado em si, eu destaco a relação com os colegas durante o curso. Foi importante ter esse contato mais próximo com pessoas que serão nossos colegas de profissão mais adiante na vida”, diz.

Fernanda Oréstia: “Foi importante ter esse contato mais próximo com pessoas que serão nossos colegas de profissão mais adiante na vida”

Relação interpessoal

Essa percepção relatada pela jovem aprendiz é reforçada pela instrutora Helena Pacheco, que ministrou aulas durante o módulo básico do curso de Eletricista Rural. Ela explica que o Programa de Aprendizagem Profissional Rural não se limita à formação laboral dos jovens, mas também busca ajudá-los a desenvolver a inteligência emocional e relação interpessoal.

“Antes da parte prática, todos os cursos têm o módulo básico, que é mais voltado para temas relacionados ao comportamento humano. A gente ensina a esses jovens noções de cidadania e empreendedorismo, por exemplo, totalizando cerca de 180 horas de carga horária”, explica.

Coordenadora do Departamento Técnico do Senar Alagoas, Graziela Freitas enfatiza que a certificação do Senar garante ao currículo dos jovens aprendizes mais profissionalismo e credibilidade. “Esses jovens saem [dos cursos] profissionais aptos para trabalhar em qualquer empresa, não só na Usina Caeté. Porque oportunidades de trabalho surgirão em outros locais”, diz.

Coordenadora do Departamento Técnico do Senar Alagoas, Graziela Freitas enfatiza que a certificação garante ao currículo dos jovens aprendizes mais profissionalismo e credibilidade

Recommended Posts