O Senar/AL deu início hoje (22), a mais uma turma do Curso de Administração Rural, dentro do Programa de Aprendizagem Profissional, que compreende a articulação curricular entre formação e trabalho, promovendo o desenvolvimento profissional de jovens e capacitando-os para o ingresso no mercado de trabalho.
A nova turma acontece na Usina Seresta e conta com 10 alunos, que terão 800 horas/aulas divididas entre teoria e prática. O encerramento do curso está previsto para maio de 2025.
“Já formamos uma turma no segmento da cana-de-açúcar, também com 10 jovens, encerrado no mês de junho, com a contratação de dois alunos no final da aprendizagem”, informa a gerente técnica do Senar/AL, Graziela Freitas.
Ela explica que podem participar do Programa de Aprendizagem, jovens com idade entre 14 anos completos e 24 anos incompletos, que tenham concluído ou estejam cursando o ensino fundamental ou médio. “A preferência é pelo jovem de baixa renda e de famílias de trabalhador ou produtor rural”, afirma.
O programa é realizado em parceria com empresas rurais que se enquadram na legislação, no que diz respeito à obrigação de contratação de aprendizes, com assinatura da Carteira de Trabalho e Previdência Social (CTPS) do aprendiz e Contrato de Aprendizagem por tempo determinado, não podendo ultrapassar o período de dois anos.
A gerente também ressalta que o planejamento curricular das ações do Programa de Aprendizagem Profissional Rural engloba três núcleos: Básico, Específico e Prática Profissional, intercalando conhecimentos teóricos e práticos, de forma progressiva.
“Isso permite o desenvolvimento de competências básicas para o trabalho, conteúdos técnicos-profissionalizantes e a aplicação do embasamento teórico à situação real de trabalho, estimulando os jovens a desenvolver autoestima, criatividade, cidadania, responsabilidade social, ambiental e ética”, finaliza Graziela Freitas.