“Eu soube que ia ter esse programa pelo rádio e procurei logo fazer a inscrição. Isso é muito importante para livrar a gente do câncer. Eu e meu marido somos pequenos produtores e nós dois vamos fazer os exames. É muito bom ter esse atendimento aqui perto da gente, por isso acho que todo mundo devia participar”, conta Edileuza Bernardo da Silva, moradora do Povoado Frei Damião, zona rural de Viçosa. Nesta quinta (20) e sexta-feira (21), o município recebeu os Programas Saúde da Mulher e Saúde do Homem, realizado pelo Senar em parceria com sindicatos rurais, secretarias municipais de Educação e Saúde.
Na primeira fase, a equipe especializada visita o município e realiza a coleta de sangue para o exame de PSA do público masculino. “A segunda fase tem duração de dois dias, quando disponibilizamos os exames de mamografia e citologia para as mulheres e entregamos os resultados do PSA dos homens. É também nesse atendimento que o Dr. Mário Ronalsa vem com sua equipe para realizar o exame de toque retal e proceder os encaminhamentos necessários”, explica a coordenadora dos programas pelo Senar, Andréa Almeida.
O presidente da Faeal, Álvaro Almeida, destaca a importância desse tipo de ação no âmbito rural, com foco na prevenção de doenças e na promoção da saúde. “É uma oportunidade para levar informação, educação e sobretudo exames para detectar problemas sérios, como o câncer de colo do útero, de próstata e de pênis. O médico responsável pelo atendimento, Mário Ronalsa, chama a atenção para alta incidência desse tipo de câncer entre os homens da zona rural que, por falta de informação, tratam de maneira inadequada certos sintomas, inclusive com uso de larvicida, prejudicando seu quadro de saúde”, afirma.
Para receber a caravana da saúde desses dois programas, os prefeitos devem procurar o Sistema Faeal/Senar e manifestar interesse pelo atendimento. “A partir dessa habilitação, a nossa equipe técnica faz uma visita, entra em contato com as secretarias de Saúde e Educação do municípios e agenda os dias em que serão realizados os exames e palestras”, informa Andréa Almeida.
“Eu hoje em dia moro aqui na cidade, mas sou nascida e criada no sítio. É muito bom quando a gente tem a chance de fazer essas exames aqui mesmo, sem precisar ir para Maceió. Sempre que tem esse tipo de chance, eu procuro participar, eu soube que vinha aqui para Viçosa pela agente de saúde que passou na minha casa”, relata a produtora rural Sandra Maria da Silva. Segundo ela, há anos não fazia nenhum exame preventivo, como a citologia. “Eu sei que a gente precisa fazer, por isso estou aproveitando”, completa.
Em Viçosa, foram realizados 97 exames de PSA; 74 toques retais; 79 mamografias e 39 citologias. “É muito bom entregar esses resultados para a população, a mulher e o homem do campo precisam desse respeito, dessa atenção e os programas têm essa finalidade, trazendo sempre humanização, informação e exames preventivos que fazem a diferença na qualidade de vida das pessoas”, conclui Andréa Almeida.
Programas
Os programas de saúde promovidos pelo Senar Alagoas tem como objetivo sensibilizar e conscientizar a população do meio rural sobre a importância de atitudes para a promoção da saúde, como promover palestras sobre higiene pessoal, planejamento familiar, além de facilitar o acesso a exames e diagnósticos de doenças graves como câncer e infecções sexualmente transmissíveis.
O Programa Especial Saúde da Mulher tem como foco a prevenção do câncer de colo do útero e de mama, com a realização de mamografias e citologias. Através de palestras educativas e cartilhas com orientações, o programa leva informação e educação para conscientizar as mulheres do meio rural e possibilitar o acesso aos exames preventivos, de mamografia e citologia.
O programa Especial Saúde do Homem gera oportunidade de educação para a promoção da saúde e prevenção de doenças de homens do meio rural, contribuindo assim para melhoria da sua qualidade de vida. O atendimento ao público masculino é feito em dois momentos. No primeiro, é feito o exame de PSA, que tem o resultado entregue no segundo encontro, quando a equipe médica especializada realiza o exame de toque retal. O público-alvo é o produtor e trabalhador rural com idade entre 45 e 80 anos, que nunca tenham feito o exame ou estejam com o PSA atrasado, há pelo menos dois anos.