Apresentação
Iniciativa do Ministério da Agricultura, Pecuária e Abastecimento criada para impulsionar o desenvolvimento econômico, social e sustentável do meio rural na região Nordeste, o Programa Agronordeste já beneficia 596 produtores rurais alagoanos por meio das ações de assistência técnica e gerencial executadas pelo Serviço Nacional de Aprendizagem Rural – Senar Alagoas.
As ações foram iniciadas no último mês de março. Atualmente, 15 técnicos de campo contratados pelo Senar Alagoas percorrem 8 municípios do semiárido alagoano, capacitando pequenos e médios produtores que já comercializam parte da produção, mas ainda encontram dificuldades para expandir o negócio e gerar mais renda e emprego na região onde vivem.
Entre seus objetivos, o Agronordeste busca aumentar a cobertura da assistência técnica, ampliar o acesso e diversificar mercados, promover e fortalecer a organização dos produtores, garantir segurança hídrica e contribuir para o desenvolvimento de produtos com qualidade e valor agregado. O programa tem o apoio de instituições parceiras, a exemplo da Confederação da Agricultura e Pecuária do Brasil – CNA – e a Agência Nacional de Assistência Técnica e Extensão Rural – Anater.