Alunos do Curso de Eletricista Rural promovido pelo Senar Alagoas, por meio do Programa Jovem Aprendiz, na Usina Caeté, Unidade Marituba, em Igreja Nova, apresentaram na tarde da última sexta-feira, 29, um trabalho em grupo sobre a importância da saúde mental no ambiente corporativo.

Vinculada à disciplina Comunicação Oral e Escrita, a atividade alusiva à campanha Janeiro Branco teve o objetivo de promover os estudos sobre a relevância da saúde mental e do cuidado com as emoções no ambiente de trabalho e promover, por meio da informação, a conscientização entre os colaboradores sobre a importância da prevenção ao adoecimento emocional.

“Esses projetos são importantes porque permitem que os alunos possam fazer links entre o conteúdo estudado e os ‘gargalos’ existentes no ambiente corporativo. Isso desperta a percepção deles para que possam criar sugestões de melhorias e contribui para que saiam, ao final do curso, mais amadurecidos para o mercado de trabalho”, comenta a instrutora do Senar Vânia Paes, titular da disciplina.

Aluno entrega encartes elaborado pela turma com mais detalhes sobre o Janeiro Branco

O primeiro passo da pesquisa foi avaliar a relação entre saúde mental e trabalhador no meio laboral. Os alunos expuseram dados da Organização Mundial da Saúde – OMS –, Isma BR, Previdência Social e do Ministério da Saúde que apontam a depressão como a principal causa dos afastamentos do trabalho; o índice de 47% dos brasileiros com algum tipo de depressão; o aumento em 20 vezes nas concessões de auxílio-doença a pessoas que sofrem de transtornos mentais, nos últimos dez anos; e as doenças psicológicas como o terceiro maior motivo para a licença médica de trabalhadores no país.

Posteriormente, os jovens se aprofundaram nos fatores de risco para a saúde mental no ambiente de trabalho, como políticas inadequadas de saúde e segurança; más práticas de comunicação e gestão; participação limitada dos trabalhadores nas tomadas de decisões; baixos níveis de apoio aos funcionários; horas de trabalho inflexíveis; e tarefas obscuras ou objetivos organizacionais duvidosos. Ao final, apresentaram sugestões de melhorias para as empresas e campanhas de prevenção.

Um panfleto com o título “Quem cuida da mente, cuida da vida”, elaborado pela turma, foi distribuído para os colaboradores da usina. A tarde de apresentações também contou com a palestra sobre inteligência emocional, ministrada pelo psicólogo James Araújo Silva.

Para o Jovem Aprendiz Arthur Everton Muniz Lima, a experiência foi enriquecedora. “Esses ensinamentos da nossa instrutora Vânia vão agregar muito na profissionalização e na nossa vida. Eu só tenho a agradecer a oportunidade e esperar que venham outras, pois conhecimento sempre é bom”, comentou.

Alunas reunidas para a entrega do material elaborado nas aulas aos colaboradores da Usina Caeté – Unidade Marituba

“A saúde mental é algo que a gente geralmente não dá muita importância, mas quando aprende sobre o assunto, entende que é algo sério, que pode afetar tanto a pessoa quanto o profissional”, diz o Jovem Aprendiz José Higor dos Santos.

“Toda informação é boa para agregar conhecimento para nós, que estamos numa fase de descobertas, e esse curso do Sena é muito bom”, resume o Jovem Aprendiz Fabrício Moraes Floriano dos Santos.

“Parabenizo todos os alunos da aprendizagem pelo projeto apresentado, a professora Vânia Paes pela iniciatiava e ao James por ter aceito nosso convite dispor um pouco do seu tempo para ministrar a Palestra.” felicita Jamile Maria Lima Santos, Analista de Gestão de Pessoas da Usina Caeté – Unidade Marituba.

Recommended Posts