Quem deseja concorrer a uma das vagas do Curso Técnico em Agronegócio do Serviço Nacional de Aprendizagem Rural – Senar – precisa se apressar. As inscrições estão abertas somente até o próximo dia 22 de janeiro. O curso é gratuito e, ao todo, 1.975 vagas foram disponibilizadas em 22 estados. Em Alagoas, 125 estudantes terão a oportunidade de se qualificar. As vagas estão distribuídas em seis polos de apoio presencial (Arapiraca, Major Izidoro, Mar Vermelho, Mata Grande, Palmeira dos Índios e Penedo).

As inscrições devem ser realizadas no portal etec.senar.org.br, até às 23h59 do dia 22 de janeiro, horário de Brasília. Todos os candidatos precisam apresentar Histórico Escolar e Certificado de Conclusão do Ensino Médio, ou documentos oficiais equivalentes. As vagas serão preenchidas, prioritariamente, por produtores rurais, seus familiares ou colaboradores, desde que sejam comprovados a atividade rural do produtor, vínculo de parentesco ou profissional. Os documentos necessários para a comprovação estão listados no edital e em erratas disponíveis no portal.

A primeira etapa da seleção é a análise dos documentos. O candidato que apresentar documentação incompleta, controversa ou ilegível no formulário de inscrição online será desclassificado. A lista preliminar dos selecionados para a segunda etapa, de classificação, será publicada no portal eletrônico, no dia 29 de janeiro. Já a lista final será divulgada no dia 3 de fevereiro, após análise de recursos.

Segunda etapa
O processo classificatório será definido pelas Administrações Regionais do Senar e poderá contemplar entrevista, realização de provas ou outra metodologia. A lista preliminar de classificação será publicada no portal eletrônico, em 21 de fevereiro. Recursos poderão ser interpostos no dia 27 de fevereiro. Após análise, o Senar publicará o resultado final do processo seletivo no dia 2 de março.

Os candidatos aprovados deverão comparecer aos polos de apoio presencial, para efetuar a matrícula, entre 3 e 9 de março, dia em que começam as aulas. Todas as informações sobre documentações, procedimentos e prazos constam no edital e em erratas publicadas no portal etec.senar.org.br.

Sobre o curso
O Curso Técnico de Nível Médio em Agronegócio tem duração de 2 anos e carga horária total de 1.230 horas, distribuídas em quatro módulos para o desenvolvimento da habilitação técnica profissional. As atividades educacionais são semipresenciais, com os conteúdos a distância disponibilizados na Internet, no material impresso e nas videoaulas, além dos encontros presenciais, nos polos de apoio. Os encontros presenciais representam 20% da carga horária total do curso e contemplam aulas teóricas, práticas e avaliações.

Recommended Posts