Uma capacitação promovida pelo IMA, em parceria com o Senar/AL, está orientando técnicos e produtores sobre a importância do Cadastro Ambiental Rural (CAR), visando garantir a conformidade das propriedades de acordo com a legislação e evitar possíveis sanções e multas. O curso aconteceu nas manhãs de terça (21) e quarta-feira (22), na sede do IMA.
“Essa iniciativa é de suma importância para o produtor rural para que ele possa cadastrar e retificar o CAR de forma correta”, afirma Carla Christine Lima, analista de arrecadação do Senar Alagoas. Aqueles que já realizaram o cadastro, precisam ficar atentos para a homologação final do órgão ambiental. “O CAR só está definitivamente regular após passar pela fase de análise”, completa a analista.
A capacitação foi conduzida pelos técnicos do instituto Isabel Tavares Galindo Nepomuceno e Adalberto Luiz de Souza Neto, que repassaram informações sobre os procedimentos e a legislação necessária ao cadastro. Eles também explicaram como fazer as retificações, quando necessário.
Os técnicos destacaram a importância da regularização cadastral e enfatizaram a necessidade dos titulares dos registros, com pendências, a entrarem em contato para regularização junto ao Sistema Nacional de Cadastro Ambiental Rural (SICAR).
O produtor rural deve clicar aqui para verificar a situação cadastral de sua propriedade. Caso intimado, ele deve comparecer ao órgão fiscalizador para resolver a pendência, fazendo as retificações necessárias.