A Comissão Jovem do Sistema Faeal/Senar realizou nesta sexta-feira (20), na sede do Sindicato dos Trabalhadores Rurais de Olho D’Água das Flores, no Sertão alagoano, o I Encontro de Jovens Líderes do Agro. A iniciativa teve como objetivo identificar e ajudar no desenvolvimento de jovens com potencial de liderança, difundindo a cultura de liderança empreendedora no setor agropecuário.

A presidente da comissão e organizadora do evento, Karina Venâncio, explica que a ação faz parte do desafio proposto pelo Programa CNA Jovem, criado em 2014, voltado para o público de 22 a 30 que mantenha vínculo com o segmento agropecuário. “Nossa meta é atrair esse jovem para assumir um papel de protagonista no campo, já que a maioria é formada por filhos de produtores que ajudam a família nas propriedades rurais”, afirma.

A superintendente-adjunta do Senar Alagoas, Luana Torres, foi a palestrante principal do encontro, abordando o tema “A Importância da Sucessão Geracional”. “Precisamos atrair e criar mecanismos para fixar esses jovens no campo, já que as oportunidades de trabalho oferecidas pelo meio urbano acabam afastando a juventude do meio rural”, pondera.

Luana Torres também ressalta que, além de demonstrar as vantagens de continuar o legado da família no meio agropecuário, é necessário estimular a participação dos jovens nas entidades que reúnem o setor. “É importante que eles conheçam a atuação dos sindicatos rurais do município ou região, da Federação da Agricultura e Pecuária e também do Senar. Precisamos desse engajamento e dessa energia dos jovens”, diz. 

A gerente técnica, Graziela Freitas, e a supervisora de Assistência Técnica e Gerencial, Ellen Oliveira, que também integram a Comissão Jovem, apresentaram suas respectivas áreas e destacaram a importância das novas gerações no desenvolvimento das áreas rurais. A presidente Karina Venâncio, ao lado de Alef Soares e Maria Helena Miranda, que integram a comissão, falaram sobre a experiência de participar das capacitações e a importância do programa em suas vidas. O evento foi encerrado por Maria das Neves, presidente do Sindicato dos Trabalhadores Rurais de Olho D’Água das Flores. Ela agradeceu a parceria do Senar e a presença dos jovens no encontro.

O Programa CNA Jovem já registra mais de 5 mil participantes nos 26 estados e no Distrito Federal. Por meio de capacitações realizadas pelo Senar em desenvolvimento de liderança, é possível identificar desafios e propor iniciativas que resolvam problemas apresentados em cinco áreas prioritárias: educacional, empresarial, institucional, sindical e político-partidária. A iniciativa também desenvolve diversas competências e identifica potenciais líderes na juventude.

 

Recommended Posts