Edson Benedito Leite, Raul Almeida Santos, Jéssica Vanessa Silva Mariano e Juliane Barbosa da Silva e a professora deles, Márcia Costa.

O curso de Pães Caseiros promovido pelo Serviço Nacional de Aprendizagem Rural (Senar – AL) em parceria com a Secretaria Municipal de Educação (Semed) para toda população do município de Teotônio Vilela revelou talentos de quatro alunos com deficiência.

As aulas aconteceram nos dias 17, 18 e 19 de agosto no Centro de Apoio à Inclusão Escolar-CAIE da cidade. E faz parte do programa de Formação Profissional Rural – FPR.

Edson Benedito Leite (25), e Raul Almeida Santos tem Síndrome de Down, já Jéssica Vanessa Silva Mariano (26) e Juliane Barbosa da Silva (30) tem deficiência intelectual. Todos eles são integrantes do Grupo de Convivência do CAIE, e já marcaram presença com desempenho satisfatório no Curso de Culinária ocorrido anteriormente.

A instrutora do Senar – AL, Maria Aparecida Rocha, conta que os discentes tiveram produtividade considerada extraordinária mesmo contando com as limitações existentes. Além disso, ela relata: “nunca tinha trabalhado com público com deficiência, foi muito gratificante por eles se sentirem úteis. Eles são muito amorosos, com vontade de aprender e inteligentes”, salienta.

“Foi uma experiência gratificante em vê- los participar com tanto entusiasmo, empenho e assim tendo um bom desempenho, mesmo diante das limitações e se destacando como os demais.

Por trabalhar atividades de vida diária, vou repetir a receita do preparo dos pães para concretizar a aprendizagem e estimular o empreendedorismo familiar”, elogia a professora deles, Márcia Costa.

A colaboração do Senar- AL com a Rede Municipal de Ensino de Teotônio Vilela visa o comprometimento em atividades direcionada aos estudantes com deficiência, transtorno global do desenvolvimento, altas habilidades/superdotação. Essa cooperação vem de uma tomada de ações do município para com este fim.

 

 

Manuella Rithyane – Assessoria de comunicação

09/09/2021

Recommended Posts