
A superintendente-adjunta do Senar Alagoas, Luana Torres, e a gerente da Assistência Técnica e Gerencial (ATeG), Ellen Oliveira, participaram, em Brasília, nos dias 2 e 3 abril, do Encontro Nacional de Coordenadores da ATeG/Senar. O evento contou com a presença das 27 Administrações Regionais com o objetivo de discutir metas e desafios da metodologia.
“Foi mais uma oportunidade única para troca de informações e experiências entre aqueles que fazem o sucesso da ATeG em todo o Brasil, além da atualização da metodologia a partir dos dados e resultados gerados ao longo do último ano de execução do programa”, afirma Luana Torres.
Na abertura do evento, o vice-presidente da CNA, Mário Borba, deu boas-vindas aos participantes e destacou a importância da ATeG para os produtores rurais. “A Assistência Técnica e Gerencial do Senar tem mudado a vida do produtor rural, seu comportamento, por isso nossa responsabilidade é muito grande. A ATeG veio para ficar e está fazendo a diferença”, pontua.
Em seguida, o diretor-geral do Senar, Daniel Carrara, frisou que o encontro é um dos momentos mais importantes da instituição. “A ATeG é a ação que mais muda a vida do produtor rural brasileiro. Nossa metodologia é reconhecida em todo o país e isso é muito importante para a representatividade do nosso sistema”, enfatiza.
Carrara citou a marca de mais de 400 mil propriedades atendidas e ressaltou que o Senar vai continuar investindo na metodologia por meio da capacitação de técnicos, estímulo à sucessão familiar, inovação e pesquisa e na comunicação do setor.
“Temos que assumir essa responsabilidade para atendermos nosso cliente, que é o produtor rural. A ATeG tem que entregar novos produtos e assistir outros produtores e, para isso, precisamos da capacidade de troca de vocês, de testar possibilidades e trabalhar em rede”, completa.
Resultados
O diretor da ATeG, Eduardo Oliveira, apresentou a evolução dos atendimentos em 2024, que teve crescimento de 16,68% em relação a 2023. Segundo Oliveira, a meta é chegar a 500 mil propriedades até o final de 2025 e a 1 milhão até 2030.
O diretor explicou ainda que para alcançar esses resultados, o Senar está focado na qualidade dos atendimentos por meio da excelência do processo operacional e da prestação de serviço ao produtor rural.
“Esse resultado será alcançado à medida que pensamos no conceito de qualidade para o produtor rural. Para ele, qualidade é ter eficiência produtiva, receber orientações assertivas e ter acesso a ferramentas para fazer a gestão de custos e, ao final, ter dinheiro no bolso”, afirma.
O encontro de coordenadores da ATeG do Senar é realizado anualmente, com diversas atividades entre palestras, oficinas e debates com foco no aprimoramento da metodologia.
“É necessário fortalecermos a rede de coordenadores regionais, por meio de debates técnicos, processos de melhoria e a disseminação de estratégias que assegurem a qualidade do serviço que chega até a ponta, no atendimento aos nossos produtores rurais”, conclui Eduardo Oliveira.