ALAGOAS (14/02/2022) O programa Mais Pasto é uma iniciativa da Federação da Agricultura e Pecuária do Estado de Alagoas — Faeal — em colaboração com o Serviço Nacional de Aprendizagem Rural – Senar Alagoas – que visa auxiliar os pequenos e médios pecuaristas na melhora da produção pecuária no Estado de Alagoas, através dos ensinamentos sobre o uso racional de pastagens e gestão da propriedade rural.
Thiago Maia, administrador da Fazenda Árvore Cumprida, localizada no município de Campo Alegre – AL, revela que se interessou pelo Mais Pasto após ouvir muitas referências positivas. No momento, ele já estava exercendo o operacional da fazenda mas sua área de formação é completamente diferente, então, ele pressupôs que o programa o assistiria dentro das dificuldades enfrentadas.
“A forma que o programa foi desenhado, como ele aborda essa relação empresarial, foi muito bem pensado, muito bem planejado. Porque cada propriedade tem suas características, então, desde o começo do trabalho é feito um mapeamento para que a gente saiba exatamente os pontos onde tem água, o tipo de capim, qual a área real de pastagem que a gente tem. O programa mais pasto vai dentro da particularidade de cada um”, destaca Thiago.
A metodologia moderna utilizada incorpora reuniões frequentes na sede do Senar – AL e vistorias mensais nas propriedades rurais com finalidade de: aprimorar resultados econômicos da propriedade rural, apresentar a pecuária como alternativa viável de ocupação das terras e desfrutar do potencial de produção de pastos do Estado de Alagoas, em cada uma de suas regiões climáticas.
“A Fazenda Árvore Cumprida já faz parte da família a praticamente 100 anos.
Antes do Mais Pasto, ela era administrada da maneira como meu avô e bisavô aprenderam que era basicamente uma pecuária extensiva. Tinham somente quatro piquetes na área da fazenda e o gado era manejado da forma antiga. A contabilidade, a questão financeira era uma só vinculada a uma conta particular.
E depois do Mais pasto a gente conseguiu fazer uma revolução tecnológica onde saímos de quatro piquetes para 56, trazendo cerca elétrica, bebedouro e com isso estamos conseguindo dobrar a capacidade de produção de animais por área”, relata Thiago em seu depoimento.
Atualmente a Fazenda Árvore Cumprida vem se especializando a cada dia mais na cria de bezerros. Possuem um plantel de vacas selecionadas e de uns anos pra cá começaram a fazer inseminação artificial para obter melhores frutos. Com o avanço da tecnologia de pastoreio, eles conseguiram melhorar o uso da terra que no momento presente 1/3 é utilizado para recria de fêmeas.

 

Assessoria de comunicação – Manuella Rithyane

Recommended Posts