
O presidente da Federação da Agricultura e Pecuária de Alagoas (Faeal), Álvaro Almeida, participou nesta segunda-feira (5) da 1ª Reunião Ordinária do Conselho de Representantes da Confederação da Agricultura e Pecuária do Brasil (CNA), em 2025, realizado na sede da Federação da Agricultura e Pecuária do Estado de São Paulo (Faesp).
O evento contou com a presença do presidente da CNA, João Martins, do diretor-geral do Serviço Nacional de Aprendizagem Rural (Senar Central), Daniel Carrara, e de presidentes de federações da agricultura e pecuária de todo o país. Durante a reunião, João Martins recebeu a medalha de honra ao mérito “O Semeador – Homem do Campo”, da Faesp.
O presidente da Faeal, Álvaro Almeida, destacou a importância do encontro e da homenagem. “Como amigo do presidente João Martins fico muito feliz com mais esse reconhecimento. No ano passado, ele esteve em Alagoas para inaugurar o espaço de eventos do Sistema Faeal/Senar no Parque da Pecuária, que leva seu nome. Minha vinda a São Paulo para discutir temas do meio rural brasileiro é mais uma oportunidade de representar a agropecuária de Alagoas e os interesses dos produtores rurais do nosso estado”, explicou.
O presidente da CNA agradeceu a homenagem e fez questão de reafirmar que o agro é o setor que sustenta o país, exigindo cada vez mais responsabilidade e empenho do setor produtivo. “Essa medalha não é só minha, é de todos que trabalham junto comigo para construir o que construímos e que não foi feito da noite para o dia. E se tem algo que deixo para os meus netos é a determinação, não ter medo de enfrentar os problemas”, disse.
Pauta
Reunidos, os presidentes das federações estaduais discutiram temas relevantes que impactam diretamente o setor agropecuário brasileiro, além de assuntos institucionais estratégicos. Também foram debatidas ações desenvolvidas pelas diretorias da CNA, com destaque para a Diretoria de Assistência Técnica e Gerencial (ATeG) e a Diretoria de Formação Profissional, responsáveis por iniciativas que qualificam e profissionalizam homens e mulheres do campo, fortalecendo a base do sistema em todo o território nacional.
Durante a reunião, também foi apresentada e aprovada a prestação de contas do exercício de 2024, acompanhada do parecer do Conselho Fiscal. Também foi apresentado o relatório anual de atividades do mesmo ano, além da apreciação e aprovação das atas das reuniões realizadas em 2024.