O presidente da Faeal, Álvaro Almeida, participou nesta terça-feira (5), de uma mesa redonda no Seminário de Certificação de Carbono Neutro na Produção de Carnes, realizado em Maceió pela Embrapa, Fiea e Sebrae. Ele fez uma apresentação sobre o Programa Mais Pasto, que o Sistema Faeal/Senar implantou em Alagoas há dez anos, atendendo 67 municípios de todas as regiões do estado e 199 propriedades rurais, beneficiando também as áreas circunvizinhas que acabam fazendo o mesmo manejo.
“É importante fortalecer a compreensão de que o setor produtivo é o principal interessado na sustentabilidade e por isso mesmo prestamos uma série de serviços ambientais, que além da regulação do sequestro de carbono, incluem a preservação de nascentes e a proteção da vegetação nativa”, destaca Álvaro Almeida. A iniciativa do seminário faz parte de um movimento que busca modernizar o agronegócio em Alagoas, impulsionando a competitividade e preparando o setor para atender às crescentes demandas de mercado por produtos sustentáveis.
Álvaro Almeida também fez questão de destacar que o programa abrange praticamente todas as regiões do estado, da zona da mata ao semiárido. “É uma metodologia que está ao alcance dos produtores alagoanos, que estão conscientes do seu papel na preservação ambiental e na sustentabilidade. Com o programa, a altura do pasto facilita a captura do carbono e promovendo o potencial para a certificação de carne com carbono neutro, que é o tema dessa mesa redonda”, explica o presidente da Faeal.
O evento foi dividido em duas etapas, teórica e prática. A primeira foi realizada no auditório do Sebrae Alagoas e contou palestras, divulgação de resultados e a mesa redonda com o setor produtivo. No segundo dia, os participantes fizeram uma visita técnica à Unidade de Referência Tecnológica de Chã Preta. No final da sua apresentação, o presidente da Faeal divulgou o telefone de contato da superintendente-adjunta do Senar Alagoas, Luana Torres (82 9 9172 9481), para que o produtor receba mais informações sobre o Programa Mais Pasto.