O presidente da Faeal, Álvaro Almeida, participou na semana passada, em Brasília (DF), de reunião promovida pelo Sistema CNA/Senar com secretários de Segurança Pública e representantes dos Estados, além de comandantes das polícias Civil e Militar. O encontro serviu para debater o panorama da segurança no campo e compartilhar iniciativas de sucesso no combate à criminalidade.
“Foi um encontro de grande importância para o momento que estamos atravessando. A discussão se prendeu ao respeito ao direito de propriedade e a segurança jurídica no campo”, afirma Almeida.
O encontro foi aberto pelo presidente da CNA, João Martins. Ele destacou a disposição da Confederação em colaborar com os Estados e com as Federações em iniciativas voltadas para a questão da segurança e lembrou que, em 2017, durante a sua gestão, foi criado o Observatório da Criminalidade com o objetivo de traçar um diagnóstico e propor ações que combatam a violência que atinge o produtor rural e seus familiares.
O presidente do Conselho Nacional de Secretários de Segurança Pública (Consesp), Sandro Caron de Moraes, destacou a importância de fortalecer, nos batalhões de polícia, as práticas de combate à criminalidade no campo, mapeando as regiões com maior incidência de crimes e reforçando o serviço de inteligência.
Em sua fala, o consultor da CNA, Rodney Miranda, apresentou as ações do Sistema CNA/Senar para melhorar a segurança no setor rural. O estudo sobre a criminalidade do campo também foi citado como exemplo.
“A partir desse documento, verificamos que faltavam dados específicos de crime no campo e não existiam unidades especializadas para o enfrentamento desse tipo de problema”.
Na época, a CNA entregou o documento ao então ministro de Segurança Pública, Raul Jungmann, com propostas para o combate e o efetivo enfrentamento da violência que atinge produtores, familiares e trabalhadores rurais.
Na reunião, Rodney destacou uma das propostas sobre o incentivo aos estados e municípios para criarem ou fortalecerem unidades especializadas de prevenção e combate à criminalidade no campo dentro das estruturas das policias civis e militares.
Fones: (82) 3217-9800 / 9818
* Com informações da CNA