Encontro em Junqueiro reúne mais de 240 produtoras rurais para discutir agronegócio

Mais de 240 produtoras rurais da região Agreste do estado participaram na última quinta-feira (25), em Junqueiro, do Encontro de Mulheres do Agro, que contou com palestras de temas voltados para o universo do agronegócio. O evento foi promovido pela Comissão das Mulheres do Agro de Alagoas, vinculada à Federação da Agricultura e Pecuária (Faeal) e que reúne representantes de diversas entidades do estado.

A presidente da Comissão, Morgana Tavares, comemora a adesão das produtoras rurais, que atenderam ao chamado para participação no evento, mesmo com as demandas que precisam atender nas suas propriedades na zona rural. “Estávamos planejando fazer um encontro, não um evento, mas um encontro para 80 ou até 100 mulheres. Mas chegamos a quase 300 delas. Isso mostra a força do empoderamento feminino, mostra que as mulheres estão mesmo em busca de mais alternativas, de mais informações e de oportunidades para crescer e se desenvolver na sua produção, no segmento do agronegócio. Isso é de fundamental importância para o nosso crescimento. Faz com que elas busquem mais alternativas, possam compartilhar suas experiências e tirar dúvidas”, afirma.

“Nós da Comissão das Mulheres do Agro ficamos muito lisonjeadas em poder proporcionar tudo isso para elas. Isso faz com que a gente multiplique mais encontros, mais eventos como esse. Temos esse compromisso no nosso calendário anual e vamos fazer de tudo para que possamos cumprir cada agenda, cada evento, cada encontro como esse realizado aqui em Junqueiro”, completa Morgana.

A diretora de Administração e Finanças do Sebrae Alagoas, Juliana Almeida, destaca o caráter técnico do evento. O Sebrae/AL é uma das entidades com assento na Comissão. “É o primeiro evento da comissão em 2024, realizado com base no planejamento que nós fizemos em dezembro do ano passado, e o resultado superou as nossas expectativas. Era um evento para 100 mulheres, mas finalizamos com 245 participantes. Um evento técnico, com muita troca de conhecimento, e que consolida a importância da participação feminina nos espaços de liderança também no nosso agronegócio”, avalia.

A programação do evento contou com três palestras, a primeira delas realizada pela consultora Desirée Farah, que falou sobre o tema “Conhecendo seu primeiro empreendimento: você”. Ela destacou a importância da mulher do campo desenvolver a autoestima e investir em cuidados que elevem seu sentimento de empoderamento.

Já a analista de arrecadação do Senar Alagoas, Carla Christine Lima, falou em sua palestra sobre benefícios previdenciários e o acesso a crédito. Ela reforçou a importância do pagamento da contribuição rural, cujos recursos são convertidos em ações para os produtores rurais por meio da realização de cursos de capacitação e demais ações pelo Senar no estado.

O educador previdenciário do INSS, Marcelo Lima, complementou o tema, pontuando os diversos benefícios que a Previdência Social dispõe para a população, como aposentadoria, pensão e auxílio que a instituição oferece aos segurados e seus familiares. Proteção da renda salarial em caso de doença, acidente de trabalho, velhice, maternidade, morte ou reclusão foram alguns pontos abordados por ele durante a palestra.

A analista do Sebrae Alagoas, Camila Nascimento, falou sobre a regularização de produtos do agronegócio para comercialização. Ela destacou a emissão dos Selos de Inspeção Municipal (SIM) e citou o caso de um produtor de Craíbas, que passou a distribuir o queijo para trinta municípios da região Agreste após o Consórcio Municipal da região aderir a mais localidades. “Antes, com o SIM, ele estava limitado só a Craíbas e região. Mas depois, com a ampliação do consórcio, ele saltou para novos mercados”, diz.

Kelmenn Freitas
Analista de Comunicação
Fones: (82) 3217-9800 / 9818

Recommended Posts