Os criadores alagoanos declararam a vacinação de mais de 90% dos seus rebanhos, portanto, cumprindo o prazo determinado pelo Ministério da Agricultura e Pecuária (MAPA), que termina nesta quarta-feira (15). Eles atenderam a convocação do setor produtivo e do Governo do Estado, que fizeram um forte apelo nos últimos dias, pela imprensa e redes sociais.
A informação é do presidente da Federação da Agricultura e Pecuária do Estado de Alagoas (FAEAL), Álvaro Almeida, que agradeceu o empenho de todos. “O índice oficial deve sair apenas na próxima sexta-feira, já que será preciso catalogar dados de todas as regiões do estado”, afirma.
Os dados são preliminares, mas revelam a grande adesão dos criadores e o empenho do governo e das instituições. “Eu passei os últimos dias focado nessa meta, mas quero reafirmar que ainda não podemos dizer que nós estamos livres de febre aftosa sem vacinação. Ganhamos um jogo, mas ainda temos um campeonato a ser jogado até setembro, já que a auditoria final do Ministério só acontece em outubro”, lembra Álvaro Almeida.
Ele lembra que o empenho é permanente, e o setor produtivo precisa fazer a sua parte, assim como o Governo do Estado. “A manutenção do Fundap e da nossa vigilância depende da gente, outros são compromissos do governador e tenho certeza que ele vai cumprir. Mas fico muito feliz da nossa participação nesse esforço concentrado, que demonstra a união da categoria”, ressalta.