O presidente do Sistema Faeal/Senar, Álvaro Almeida, participou nesta segunda-feira (19) do painel Perspectivas e Desafios da Economia Alagoana, promovido pelo Sebrae, durante o workshop para Construção do Plano Anual 2025 da instituição. A atividade, que reuniu dirigentes da Faeal, Fiea, Fecomércio e Federalagoas, teve como objetivo aprimorar um olhar integrado entre o Sebrae e seus principais parceiros do setor produtivo.
“Fui presidente do Conselho Deliberativo Estadual do Sebrae Alagoas e fico muito feliz de reencontrar tantos rostos conhecidos e também ser apresentado a outros. Essa iniciativa é uma oportunidade para estreitarmos ainda mais os laços que nos unem, com propostas para manutenção e ampliação dos projetos desenvolvidos em parceria”, enfatizou Álvaro Almeida.
O evento contou com a participação dos três diretores do Sebrae, Vinicius Lages, Juliana Almeida e Keylle Lima e do atual presidente do Conselho Deliberativo Estadual do Sebrae, Domício Silva. No painel das federações estiveram presentes, além de Álvaro Almeida, presidente da Faeal; o presidente da Federalagoas, Kennedy Calheiros; o presidente da Fecomércio, Adeildo Sotero; e o gerente de Inovação e Tecnologia da Fiea/Senai, Maicon Lacerda.
O presidente Álvaro Almeida fez questão de destacar os avanços observados no campo, demonstrando a força produtiva da atividade agropecuária em todas as regiões do estado. “Estamos contribuindo para a melhoria da renda dos produtores rurais alagoanos que são atendidos pelos serviços de Assistência Técnica e Gerencial (ATeG) do Senar. Uma média de aumento do fluxo de caixa em torno dos 40%, percentual que queremos elevar para 60% nos próximos dois anos”, afirma.
A partir dos resultados obtidos da parceria já em andamento entre Senar e Sebrae, Almeida destacou que, das 30 barragens subterrâneas já construídas, 13 contaram com apoio da instituição; além de 2 fossas verdes; 240 propriedades rurais atendidas e 248 treinamentos contratados, nos mais diversos segmentos do agronegócio. “Por isso que podemos falar de um futuro ainda mais produtivo, porque já temos resultados diários das nossas ações em todos os 102 municípios de Alagoas”, completa.
Para finalizar sua fala, Almeida fez questão de destacar as prioridades da instituição até 2026: ampliar o atendimento, chegando ao número de 10 mil produtores rurais, em 14 cadeias produtivas; elevar para 60% o saldo de fluxo de caixa dos produtores; elevar a arrecadação e consolidar a marca do Sistema Faeal/Senar em todo estado.
“Tudo isso sempre buscando soluções para resolver os possíveis problemas do setor. Para que isso ocorra a contento, precisamos promover o fortalecimento sindical rural em Alagoas, fortalecer a liderança feminina no agro, assim como as lideranças jovens, garantindo o acesso das novas gerações ao nosso segmento. Só assim podemos falar de futuro, trabalhando todos esses desafios no presente”, conclui o presidente Álvaro Almeida.