A assinatura de um acordo de cooperação técnica entre o Sistema CNA/Senar com o Ministério da Pesca e Aquicultura, nesta quarta-feira (24), vai trazer benefícios e dar mais competitividade a essa cadeia produtiva no país e em Alagoas.
“Vai ser muito importante para os aquicultores do nosso estado, que tem muita disponibilidade de água e condições climáticas favoráveis para desenvolver ainda mais o setor”, explica o presidente da Faeal, Álvaro Almeida, que comemorou a assinatura do acordo.
A cerimônia para formalizar a parceria ocorreu na sede da Confederação da Agricultura e Pecuária do Brasil. O documento foi assinado pelo presidente da CNA, João Martins, o ministro da Pesca e Aquicultura, André de Paula, e o diretor-geral do Serviço Nacional de Aprendizagem Rural (Senar), Daniel Carrara.
Vale destacar que o trabalho de assistência técnica e gerencial do Senar, em todo país, é reconhecido por todos os aquicultores brasileiros. “Para executar uma política de aquicultura estruturada é preciso apostar na profissionalização deste segmento, e isso só é possível com assistência técnica, tecnologia e desburocratização”, lembra o presidente da Faeal.
O presidente da CNA, João Martins, afirmou que o Sistema atua, ainda, na melhoria do ambiente regulatório, tanto em questões relacionadas ao licenciamento ambiental quanto na lei que se refere à política nacional de aquicultura e pesca.
“Buscamos uma simplificação que garanta a qualidade do produto e a necessária segurança jurídica, para que os produtores consigam produzir com tranquilidade. Esperamos que, com esse acordo de cooperação técnica, possamos avançar nessas e em outras agendas em favor dos nossos aquicultores”, afirma João Martins.