
O município de Maragogi, no Litoral Norte do estado, sediou nesta quarta-feira (23), no auditório da Coopeagro, mais um encontro regional da Comissão Mulheres do Agro de Alagoas, criada pelo Sistema Faeal/Senar, com apoio do Sebrae, . O evento reuniu cerca de 60 produtoras rurais e faz parte da agenda anual do grupo, que tem como objetivo promover capacitações, fortalecer vínculos e valorizar o protagonismo feminino no campo. A iniciativa contou com a presença da deputada estadual Fátima Canuto e do prefeito de Maragogi, Daniel Mendes, além da presidente do Sindicato Rural de Junqueiro, Morgana Tavares, que também lidera a comissão, representada pelas integrantes Graziela Freitas e Carla Lima, do Sistema Faeal/Senar e de Camila Nascimento e Érica Pereira, do Sebrae Alagoas.
“Estamos em mais um encontro inspirador das Mulheres do Agro, reunindo produtoras, técnicas e lideranças para uma tarde de muito aprendizado. Além de presidir a Comissão Mulheres do Agro de Alagoas, também estou à frente do Sindicato Rural de Junqueiro, que integra a Federação da Agricultura e Pecuária de Alagoas (Faeal) e, como diz o nosso presidente, Álvaro Almeida, é preciso que as mulheres participem mais ativamente dos nossos sindicatos, da federação e do Senar. A cada edição, reafirmamos a força das mulheres no campo e seguimos determinadas a transformar o agro com sensibilidade, conhecimento e liderança”, destacou Morgana Tavares.
A deputada Fátima Canuto também ressaltou a importância do protagonismo feminino em todos os segmentos e, como integrante da comissão representando a Assembleia Legislativa, fez um apelo à participação feminina nos movimentos de empoderamento das mulheres. “Para mim é uma honra estar aqui, até porque também sou produtora rural e conheço de perto as dificuldades que enfrentamos. Essa comissão é fundamental para fortalecer o trabalho das mulheres no campo. É mais uma possibilidade de adquirir conhecimento e informação sobre a liderança no agronegócio, como apoio do Sistema Faeal/Senar e do Sebrae Alagoas”, afirmou a deputada.
Programação
A programação do encontro incluiu palestras técnicas e motivacionais. Carla Lima, analista do Senar Alagoas e integrante da comissão, falou sobre “Direitos e Deveres da Pessoa Jurídica Perante o INSS”. Camila Nascimento, do Sebrae Alagoas, abordou a “Regularização de Produtos de Origem Animal”. Para Carla Lima, os encontros aproximam as instituições junto às mulheres que atuam no campo. “É quando podemos levar informação, mas também trocar experiências, conhecer a realidade local e esclarecer dúvidas das produtoras rurais”, disse a analista.
Quem também represetou o Sistema Faeal/Senar foi a técnica de campo Karina Venâncio. Ela conduziu a palestra sobre “Sucessão Familiar”, destacando como esse processo é essencial para garantir a continuidade dos empreendimentos rurais. O evento foi encerrado com a palestra motivacional “Gente Feliz Brilha Mais”, ministrada pela especialista Desiree Farah.