O presidente e o vice-presidente da Faeal, Álvaro Almeida e Edilson Maia, participaram, ao lado do presidente da Asprovac e do Sindicato Rural de Coruripe filiado à Faeal, Clóvis Lemos Farias, do I Encontro de Abertura da Safra de Cana-de-Açúcar de Alagoas e Sergipe – Cana Show. O evento, aberto nesta quarta-feira (28), teve a presença de dirigentes de entidades do setor sucroenergético e do agronegócio alagoano.
“A Asprovac está de parabéns pela realização deste encontro. Sabemos das dificuldades de executar uma iniciativa deste porte, mas Alagoas precisava de um evento como esse. A associação resgata o que nós sempre fomos, a pujança da cana-de-açúcar. É uma oportunidade de reunir participantes de outros estados e apresentar novas tecnologias, que já fazem parte da nossa realidade. Hoje, temos que fazer mais com menos espaço e maior qualidade. Fornecedores de cana e usinas têm que pensar e caminhar juntos em defesa do setor”, afirma Álvaro Almeida. O encontro, que segue até hoje (29), contou com palestra do vice-presidente da Faeal, Edilson Maia.
Segundo Clovis Lemos Farias Filho, presidente da Asprovac, o evento foi criado para reunir todos os representantes da cadeia produtiva do setor canavieiro, além das classes política e empresarial. “O intuito é alavancar o nosso estado e melhorar a nossa economia”, declarou.
A associação foi criada há 22 anos e conta com 359 associados, que somam uma produção de 1,4 milhão de toneladas de cana. “Vale ressaltar que temos mais de 200 associados que produzem menos de mil toneladas de cana. A associação serve aos pequenos para que eles possam crescer”, completa Clovis Farias Filho.
Com uma programação técnica diversificada, o encontro inclui cursos, debates e ciclos de palestras sobre melhorias para a produtividade da cana, conquistas e desafios do setor, além de debater as perspectivas para a safra 24/25, que teve início na segunda-feira passada pelas usinas Santo Antônio e Cooperativa Pindorama. Uma equipe técnica do Sistema Faeal/Senar está presente nos dois dias do evento, tirando dúvidas e dando informações aos produtores rurais que prestigiaram o encontro.