O presidente da Faeal, Álvaro Almeida, participou de um encontro da União Nordestina dos Produtores de Cana (Unida), que reuniu fornecedores e representantes das indústrias, na sede da Asplana, nesta quarta-feira (24). O objetivo da reunião foi a apresentação do modelo de cálculo para o repasse dos créditos de CBIOs do RenovaBio das usinas para os produtores. Conduzida pelo presidente da entidade, Edgar Antunes, o encontro discutiu assuntos de grande importância para o segmento canavieiro da região nordeste.
“Quero saudar a todos os presentes, lembrando da perseverança daqueles que nos antecederam. Fiquei muito feliz ao entrar neste auditório e olhar essa parede com as fotografias dos dirigentes e a importância de tudo que eles representaram para que tudo isso aqui continuasse existindo”, recorda Álvaro Almeida. Ele fez questão de destacar o avanço das relações entre produtores e industriais que hoje sentam na mesma mesa para discutir assuntos pertinentes a ambos.
“Isso mostra que valeu a pena o que foi construído ao longo do tempo, esse avanço da mentalidade que nós criamos. Foram muitos embates, alguns muito duros, mas agora ocupamos o mesmo espaço, abertos ao debate, a fim de discutir ideias e, quando necessário, divergir, porque só constrói quem diverge e quem tem opinião própria. Foi isso que nós aprendemos a fazer durante a vida, divergir para construir.”, completou o presidente da Faeal.
Na sequência das falas institucionais, técnicos do setor ocuparam a tribuna com palestras que explicaram o modelo do acordo do RenovaBio feito pela Unida com as usinas, orientando os fornecedores sobre como é feito o cálculo para receber os créditos de CBIOs já a partir desta safra. O encontro contou com a participação dos dirigentes da Federação dos Plantadores de Cana do Brasil e das associações nordestinas de fornecedores de cana.
Segundo Edgar Antunes Filho, Alagoas é o primeiro estado da região a realizar o encontro, que também será promovido pelas demais associações em todos os estados produtores de cana do Nordeste.