Setor produtivo fecha série de conversas com candidatos ao governo de Alagoas

A segunda rodada de conversa do setor produtivo com os candidatos ao governo do Estado foi encerrada esta semana com as participações de Rodrigo Cunha (UB) e Rui Palmeira (PSD), na Casa da Indústria, na última segunda (12) e terça (13). A Federação da Agricultura e Pecuária de Alagoas (Faeal) aproveitou os encontros para apresentar aos candidatos propostas para a próxima gestão, sempre com foco nas demandas do agronegócio.

Rodrigo Cunha defendeu a criação de uma patrulha rural para garantir ainda mais segurança para o produtor e reforçou que “baderna aqui tem vez não” ao se referir a ocupações ilegais de propriedades rurais.

O candidato também sinalizou uma atenção maior para o Canal do Sertão, com o objetivo de ampliar o acesso à água, e anunciou a construção de seis Ceasas pelo interior de Alagoas, para descentralizar a distribuição de alimentos, que hoje é concentrada em Maceió.

Já Rui Palmeira teceu críticas às últimas gestões da pasta de Agricultura do estado, apontando que a secretaria teve um desempenho fraco por ter à frente gestores sem a devida qualificação.

“Não sou contra indicação política para cargo nenhum, mas é preciso que seja sempre alguém com a qualificação técnica necessária para exercê-lo”, destaca. Quanto à segurança no meio rural, Rui afirma que, nos casos envolvendo depredação de propriedade privada, “não vou chamar o gerenciamento de crise, eu vou chamar logo é o Bope para resolver”.

Rodrigo Cunha recebe Agenda para o Desenvolvimento das mãos de dirigentes de entidades do setor produtivo

O presidente da Faeal, Álvaro Almeida, classificou a série de conversas com os candidatos como produtiva e esclarecedora, ajudando os representantes de diversas entidades do setor produtivo a defenderem suas pautas e agenda econômica em sintonia com os próximos quatro anos de gestão estadual.

“Foi um evento enriquecedor. Tivemos a oportunidade de ouvir os candidatos e eles também nos ouviram. Enfim, foi uma troca de ideias que vai se refletir mais adiante, durante o governo daquele que vencer a eleição”, diz.

Cada candidato recebeu cópia do documento Agenda do Setor Produtivo para o Desenvolvimento Sustentável de Alagoas, que sintetiza um conjunto de proposições das instituições representativas dos setores da Indústria, da Agricultura e Pecuária, da Federação das Associações Comerciais e do Sebrae Alagoas. O documento entregue aos candidatos pode ser acessado no link https://is.gd/agroalagoas.

Na semana passada já haviam participado os candidatos Paulo Dantas (MDB) e Fernando Collor (PTB).

Kelmenn Freitas
Analista de Comunicação
Sistema Faeal / Senar Alagoas
Fones: (82) 3217-9800 / 9805

Recommended Posts