A Comissão Nacional das Mulheres do Agro da Confederação da Agricultura e Pecuária do Brasil (CNA) se reuniu na sede da entidade, em Brasília, para discutir a realidade dos grupos de mulheres nos estados e a agenda estratégica do colegiado para 2023.
O agronegócio alagoano foi representado no evento pela produtora rural e diretora do Sebrae Alagoas, Juliana Almeida, e pela produtora e presidente do Sindicato Rural de Junqueiro, Morgana Tavares.
“O encontro foi excelente e estamos criando uma rede de conexão entre os estados. O Nordeste foi bem representado por mulheres de Alagoas, Bahia, Ceará, Maranhão e Piauí”, afirma Juliana Almeida.
No encontro, a presidente da Comissão, Stéphanie Ferreira, afirmou que um dos objetivos do grupo é preparar as representantes para atuarem nos estados. “A reunião é um momento para trocar experiências, conhecer a realidade das mulheres, entender os eixos de atuação da comissão e como ela irá atuar no agro”.
O diretor técnico da Confederação, Bruno Lucchi, falou sobre a missão do Sistema CNA/Senar e a importância das comissões nacionais para discutir temas de interesse do setor agropecuário.
“Hoje existem 18 comissões na CNA. Uma das principais funções é receber demandas dos produtores, elaborar, discutir e encaminhar propostas para melhoria do setor”.
A programação da reunião teve oficinas para discutir a realidade das mulheres do setor agropecuário e as estratégias para aumentar a participação feminina nos sindicatos rurais.
O grupo foi lançado em agosto de 2022 e teve os trabalhos iniciados em fevereiro deste ano. A Comissão já conta com 54 representantes e possui três eixos de atuação: programa de fortalecimento das lideranças, criação de comissões estaduais de mulheres e representação política do Sistema CNA/Senar.
As principais ações previstas são: realizar diagnósticos, apoiar e auxiliar a implantação de comissões estaduais, realizar um encontro nacional de mulheres, criar um programa de fortalecimento de lideranças femininas e representar o sistema em fóruns e eventos.
Fones: (82) 3217-9800 / 9818